segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Café Scientifique chega a Florianópolis

Se você acha que ciência e tecnologia é coisa de gente metida a besta, que fala uma língua que ninguém entende e vive escondida em porões universitários, então a partir de agora este seu preconceito tem data para acabar. Em uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) da UFSC, Florianópolis passa a fazer parte de um evento que vem humanizando a relação entre sociedade e ciência em dezenas de países. A rede de instituições Café Scientifique, começou na Inglaterra em 1998 e se estabeleceu por todo o mundo desde então. Hoje são mais de 180 Cafés, espalhados pelo globo, em todos os continentes. A idéia é simples: socializar as discussões científicas ao promover a discussão aberta de temas científicos gratuitamente e fora da universidade, em um ambiente que promova a cultura e a arte. As reuniões são mensais, e geralmente são feitas breves palestras (de quinze minutos cada), seguidas de perguntas sobre os temas. Não há um padrão fixo para o evento, que em Belgrado, por exemplo, acontece em uma confeitaria. No Rio de Janeiro, o Café se juntou a um grupo de samba na criação de um samba-enredo sobre o avanço da ciência (a escola ficou com o segundo lugar na Sapucaí). Na Dinamarca, o mesmo tema é sempre abordado por um cientista e por um artista, juntando a arte com a ciência. Na Argentina, os Cafés são dentro da Câmara Legislativa. Nos Estados Unidos, há mais de um Café Scientifique por Estado, tamanha sua penetração social e cultural.

Em Florianópolis, o evento será o primeiro do mundo a contar com uma sala de cinema onde serão exibidos filmes e documentários sobre ciência e tecnologia. O evento começa sábado dia 08/09, a partir das 17:00, no Espaço Cultural Sol da Terra, com a participação dos Prof. Francisco Fialho e Richard Perassi, que falarão sobre a relação entre Símbolos & Bits. Haverá também a exibição do documentário “Singularidade”, da BBC. Importante: o evento é 100% gratuito.

2 comentários:

Café Científico SSA disse...

Olá Pessoal,

Que ótima iniciativa e que belo local escolhido pro café. Sou Fabiano, estudante de pós-graduação da UFBa e faço parte do grupo que organiza o Café Científico Salvador (http://cafecientificossa.blogspot.com). Completaremos um ano agora em setembro, e posso dizer que, por aqui, o evento é um sucesso. Também faz quase um ano que tento convencer meus amigos da Biologia e Filosofia ai da UFSC a organizarem o café. Agora Floripa tem - maravilha! Boa sorte, qualquer coisa estamos ai!

Fabiano Vieira
biosv@hotmail.com

Francisco Rodrigues disse...

E também há café Scientifique em Portugal.

www.csbraga.blogspot.com